segunda-feira, 4 de abril de 2011

Aprenda a resolver gafes no e-mail!

Todo mundo já passou por situações assim: enviar mensagens com recipientes trocados, copiar quem não devia, enfim, toda a série de erros possíveis quando estamos usando nosso e-mail sem pensar bem no que estamos fazendo.
gafeeletronica Aprenda a resolver gafes no e mail!
Seja por um simples descuido, talvez porque as teclas sejam armadilhas para os desligados, a gafe de correio eletrônico é bem comum. Mas lidar com os resultados não é nada agradável, embora necessário. Aprenda a lida com situações como essas:
Por exemplo, se você repassou uma informação pessoal sua para alguém que não conhece direito (ou toda a lista), guarde a vergonha no bolso e mande um e-mail em seguida se desculpando. Algumas pessoas podem até deletar sem ler; os mais curiosos estarão avisados do “excesso de informação”.
Ao falar alguma coisa que não deve para terceiros e copiar o “alvo” por acidente, prepare-se para aguentar as consequencias. Afinal, quem mandou você falar mal de alguém por e-mail? Se for um amigo – e a mensagem, inofensiva – tente se desculpar e levar na brincadeira. Mas conforme-se com a possibilidade de que esta pessoa passa nunca mais confiar em você.
Outro problema: trocar os destinatários. Não é nada demais, exceto pelo conteúdo da mensagem – se for algo cabeludo pode dar problemas sérios ou criar uma situação insustentável no trabalho. Seja o que for, mande uma mensagem séria e clara: favor desconsiderar o e-mail anterior. Explique a confusão e deixe a pessoa certa de que você é atento aos detalhes e aquele foi apenas um deslize.
Por fim, nunca – nunca mesmo – ligue seu computador para enviar mensagens sérias quando tiver ingerido ou abusado de bebidas alcoólicas. Embora você acredite que está tudo bem, sua atenção está prejudicada e você pode acabar “se abrindo” demais para alguém que não é digno de sua confiança.
Pelos mesmos motivos, não use programas de mensagem instantânea, e lembre-se de que o mundo está assistindo ao que você posta diariamente em suas redes sociais, inclusive sua família e seus colegas de trabalho. Se acontecer, explique a situação e torça para que ninguém resolva te levar para um grupo de apoio por isso!
Seja qual for a situação for, não se esquive da responsabilidade e peça sempre desculpas: assim, as pessoas ainda poderão confiar e saber que você presta atenção em tudo, além de demonstrar sua consideração por todos.
E você, já cometeu alguma gafe terrível? Compartilhe com a gente!

0 comentários:

Postar um comentário